Análise de Decks - Parte I "A máquina voadora supersônica, Turbo Towers"

| quarta-feira, 14 de outubro de 2015
Fala galera!!!! [A-S] Crag Hack aqui (sim, sou novo no clã) e hoje, como estreia no blog do clã vim trazer para vocês um deck que foi muito forte desde seu lançamento até uma das banlists mais recentes, sim, estou falando nada mais nada menos do que Qliphort. Antes de nada, uma breve introdução, Qliphort é um deck de Pendulum monsters, que teve seu nome inspirado nos Qliphoth, da Cabala, e representam forças impuras ou malignas.
Voltando ao Yu-Gi-Oh!, nesse post, que será dividido em duas partes, trago duas formas que os Qli encontraram para se restabelecer no cenário competitivo, ou meta-game para os íntimos. O Qli que usa a Quick-Play Spell "Wavering Eyes", conhecido como Turbo Towers ou Qli Turbo e um Qli mais fechado, mais sólido, que opta por um jogo mais truncado, com mais traps, em suma, de um jeito mais Satella, o Control Qli (pessoalmente, acho um saco, ele não te deixa jogar). Vou postar duas deck lists aqui - a Turbo Towers (gostaria de agradecer ao [A-S] ShooTinGBR pela list) e a Control Qli, que eu mesmo fiz, e tá rodando minimamente bem - e em seguida farei a análise delas. - Nota: omitirei o efeito de Spell de todos os Qli que aumentem ATK



 -2 Apoqliphort Towers
Boss mais sólido é impossível. Level 10, 3000 atk. Diminui o atk de todos os monstros SS no campo em 500 pontos, não é afetado por Spells, Traps ou efeito de monstros com Level/Rank menor que 10, e uma vez por turno, você pode fazer seu oponente mandar um monstro do campo ou da mão para o grave (não ativando efeitos de Shaddolls ou Dark Worlds, importante ressaltar). Muitos decks não conseguem passar dele facilmente, alguns não conseguem nem passar dele. A maioria dos decks rodam 2 por segurança, caso apareça um Crab King no campo.
-2 Qliphort Monolith
Quase sempre usado como Spell, é Scale 1. Na End Phase ela permite 1 draw pra cada Qli tributado para um Tribute Summon esse turno (geralmente 3 draws, pois o deck adora trazer Towers)
-2 Qliphort Scout
Assim como o monolith, quase sempre usado como Spell, é Scale 9. Ao pagar o custo de 800 LP, ela permite adicionar uma carta Qli na mão (isso inclui Re-Qliate, Saqlifice e Laser Qlip). Sem ela, o deck Qliphort seria tier 2, ou 3 (não tão fortes para bater com Nekroz, BA e afins).
-1 Performapal Trampolynx
Não faz parte do archetype Qli, mas ainda assim ajuda muito, por ser Scale 4 (qualquer Qli pode ser invocado com Scale 4), além de poder voltar uma carta na sua Pendulum Zone pra mão (geralmente um Scout), o que te permite invocar um XYZ se não tiver um Qli na outra Pendulum Zone, além de você poder colocar a mesma Scout na Pendulum Zone e ativá-lo de novo
-3 Qliphort Carrier
Raramente usado como Spell, é Scale 1. Se invocada normalmente (sem tributar), ela vira Lvl 4 e seu atk original passa a ser 1800, além de não ser afetada por nada com lvl menor que o seu atual. Ao ser tributada para e por qualquer coisa, ela pode retornar um monstro de qualquer lado do campo para a mão (útil para tirar aquela carta difícil de ser tirada do campo *cof cof* Beelze *cof* *cof* ou para reutilizar um Qliphort Scout que não estava no seu extra deck e foi Pendulum Summoned e não foi tributado)
-2 Qliphort Cephalopod
Raramente usado como Spell, é Scale 9. Também seu efeito é raramente utilizado, pois depende de ser normal summoned tributando monstros Qli, e por ser lvl 7, gasta 2 tributos, e esse negócio de ser normal summoned tributando Qli é quase exclusivo da estrela do deck, Towers. Voltando ao seu efeito, se ele é normal summoned tributando monstros Qli, a seguinte equação é aplicada (Nº de monstros no grave dele - Nº de monstros no seu grave)x300, se e somente se o número de monstros no grave dele for maior que o número de monstros no seu grave, caso a equação possa ser aplicada, seu oponente perde essa quantidade de LP e você ganha a mesma quantidade. -Quase- inútil
-2 Qliphort Disk
Essa é mais usada como Spell, por ser Scale 1, pois não possui efeito ao ser tributado, e também serve como "foodder" para Wavering Eyes. Seu único efeito é, ao ser invocado tributando monstros Qli, ele pode trazer 2 monstros Qli do deck, mas eles são destruídos durante a EP do turno, ótimo pra dar aquele "gás" no OTK
-3 Qliphort Helix
Assim como o Carrier, é dificilmente usada como Spell, porém é Scale 9. Assim como todos os outros Qli, se for invocada sem tributo, ela se torna lvl 4 com 1800 de atk. Porém, se for tributado para e por qualquer coisa, ela pode destruir uma Spell ou Trap em qualquer lado do campo (ótimo para se tirar uma do adversário, ou uma saqlifice do seu campo)
-3 Qliphort Shell
Particularmente, nunca vi ninguem usar como Spell, a não ser para Wavering Eyes, é Scale 9. Serve como "fooder" para Trade-In. Se invocada tributando monstros Qli, ela pode atacar duas vezes por turno, com piercing damage (se o atk for superior a def e o monstro do oponente está em defesa, a diferença é inflingida ao oponente), além de não ser afetado por nada com level ou rank inferior ao seu
-3 Qliphort Stealth
Usada como Spell caso seja seu último recurso, serve como "fooder" para Wavering Eyes e Trade-In. Se for invocado tributando monstros Qli, ela pode retornar uma carta qualquer do campo para a mão do dono, e nada pode ser ativado em resposta a esse efeito.
-3 Into the Void
Basicamente, Draw Power para o deck, dá aquele gás para Towers no primeiro turno, embora você seja forçado a descartar toda sua mão na End Phase. (Nota: Se o Monolith for ativado na EP, você pode fazer Into The Void ativar seu efeito antes, de forma que você não descarte nada, e logo após, puxe 3)
-1 One Day of Peace
Draw Power e proteção contra dano até o fim do turno do oponente (proteção para ambos). Útil se seu combo não for completado e seu campo ficar aberto
-1 Pot of Riches
Recicla 3 de seus monstros pendulum (do grave ou extra deck) e te permite puxar 2, com o porém de não poder invocar nada especialmente, a não ser por pendulum summon, o que não é um problema. Basicamente, mais Draw Power para mid e late game
-3 Summoner's Art
Adiciona um monstro normal lvl 5 ou maior para sua mão (Scout ou Monolith, normalmente Scout)
-2 Trade-In
Mais Draw Power, descarta um Stealth ou um Shell e puxa duas
-3 Upstart Goblin
Mais um pouco de Draw Power, porém seu oponente ganha 1000 LP. (Mas sério, Towers tem 3000 ATK, 1000 LP a mais ou a menos não faz tanta diferença)
-3 Wavering Eyes
A carta que faz o deck funcionar, sem ela, o deck seria um mero Control Qli, ela é uma Spell que não tem custo, ou seja, um MST avacalha tudo, pois ela precisa destruir cartas na Pendulum Zone. Ela possui 4 efeitos, os quais são:
Se destruir 1+ cartas na Pendulum Zone: Inflinja 500 de dano a vida do seu oponente (Não Opcional)
Se destruir 2+ cartas na Pendulum Zone: Adicione um Pendulum Monster do deck para a mão (Opcional)
Se destruir 3+ cartas na Pendulum Zone: Bana uma carta no campo (Opcional)
Se destruir 4+ cartas na Pendulum Zone: Adicione uma Wavering Eyes do deck para a mão (Opcional)

O deck não roda Traps.

Side deck: Não comentarei sobre Side, afinal ele é pessoal, raramente é o mesmo para duas pessoas diferentes

Extra deck: Também pessoal, mas normalmente se usa rank 4 e rank 5 genéricos.


Não acho necessário fazer um "How-To-Play", mas explicarei em uma mão fictícia, que é constituída por: Scout, Monolith, Helix, Cephalopod e Disk. Ative Scout e Monolith, ative o efeito do Scout, adicione Towers, Pendulum Summon Helix, Cephalopod e Disk, Tribute Summon Towers. Ative o efeito do Towers e na EP ative o Monolith e puxe 3.
Basicamente, você precisa de 1 Scout e 1 Scale 1 qualquer, 3 monstros para serem Pendulum Summoned e uma Towers. Bem fácil, não?



Bom galera, por hoje é só, mas ainda nessa semana, trarei a análise do Control Qli. Espero que vocês tenham gostado da análise, um abraço e até mais!
[A-S] Crag Hack

1 comentários:

Next Prev
▲Top▲